Sobre Nós

A prestar serviços na área farmacêutica, há mais de 100 anos


O Laboratório Nacional do Medicamento (LM) sucede ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQ) através do DL nº13/2021.

Visa-se manter e valorizar a experiência ímpar do LMPQ , aumentando os recursos que lhe estão afetos para que possa alargar a sua atividade, correspondendo não apenas às necessidades das Forças Armadas mas a outras necessidades, por via da sua conexão com as políticas da saúde e do medicamento. A definição das orientações estratégicas e a fixação de objetivos para o LM, bem como o acompanhamento da sua execução são articulados entre os membros do governo da área da defesa nacional e da saúde, em cooperação com o responsável pela área da Ciência e Tecnologia. Ao LM aplica-se na qualidade de Laboratório do estado o regime jurídico em vigor para as Instituições que se dedicam à investigação científica e ao desenvolvimento tecnológico.


Missão

O LM, enquanto laboratório do Estado, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da investigação e produção de medicamentos, dispositivos médicos e outros produtos de saúde.
O LM tem, no plano militar e operacional, a missão específica de apoio às Forças Armadas, nomeadamente, a logística farmacêutica militar do medicamento e do dispositivo médico, a cooperação técnico -militar, o desenvolvimento de ações sanitárias, a realização de análises clínicas e, na área assistencial, o apoio farmacêutico à família militar e aos deficientes das Forças Armadas.

missao_thumbnail

Heráldica

Descrição do Brasão de Armas

Escudo
De púrpura, três almofarizes de oiro e em abismo. Três mãos de almofariz do mesmo, postas em pala, em banda e em barra.

Elmo
Militar, de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia: de vermelho, perfilada a oiro. 

Paquife e Virol
De púrpura e oiro. 

Timbre
Duas serpente de oiro, afrontadas, enroscadas numa palmeira do mesmo, com as raízes assentes no virol.  

Divisa
Num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de estilo elzevir, maiúsculas de negro "SEMPER ET VBIQVE "

Simbologia
O campo do escudo é de cor tradicional da farmácia castrense.
Os três almofarizes e as respetivas mãos são de oiro, metal alusivo à importância das funções exercidas pelo Laboratório.
O timbre de oiro é o emblema tradicional da farmácia castrense.

Os Esmaltes
O Oiro significa nobreza e pureza.
A Prata significa riqueza e eloquência.
O Vermelho significa ardor bélico e força.
A Púrpura significa ciência e dever.

missao_thumbnail